Premier League (Primeira Liga) é liga profissional de futebol da Inglaterra, sendo o campeonato um dos mais competitivos do mundo. O torneio é formado por vinte clubes no sistema de pontos corridos, em que no final de cada temporada os quatro melhores colocados participam da Liga dos Campeões da UEFA, e os três piores são rebaixados para a EFL Championship, dando lugar aos três melhores desta competição.

Cada temporada decorre entre agosto e maio, tendo 38 rodadas com dez partidas cada, totalizando 380 partidas em toda a temporada. A maioria dos jogos são disputados durante o período da tarde nos sábados e domingos.


A competição foi formada como FA Premier League em 20 de fevereiro de 1992, após a decisão dos clubes da Football League First Division de romperem com a Football League, originalmente fundada em 1888, para aumentarem suas receitas provenientes de direitos de televisão. A Premier League é a liga de futebol mais popular do mundo, transmitida por oitenta redes de televisão em mais de duzentos países.

Desde 1888, 24 clubes foram coroados campeões do sistema de futebol inglês. Desde a criação da liga, em 1992, um total de 49 clubes já estiveram na Premier League, dos quais sete venceram o título: o Manchester United, o maior campeão com treze títulos, o Chelsea vem em segundo com cinco, o Manchester City com quatro, o Arsenal com três e único clube a conquistar a Premier League de forma invicta, Blackburn Rovers, Liverpool e Leicester, com uma conquista cada. Apenas seis clubes disputaram todas as suas edições: Arsenal, Chelsea, Everton, Liverpool, Manchester United e Tottenham, sendo eles três clubes da cidade de Londres, dois de Liverpool e um de Manchester.